O primeiro passo é determinar se o seu site está lento. Para isso sugerimos que verifique no site: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/.

Depois de feito o diagnóstico, irá entender que pequenas coisas podem fazer toda a diferença no seu site. Por esse motivo, deixamos 4 sugestões que lhe vão permitir optimizar a performance do seu site.

WordPress:

  1. Versão de WordPress Actualizada
    Se continua com o pedido de actualização do WordPress no seu backoffice isso pode estar a atrasar alguns processos no seu site. Actualize-o!
    Mas antes de clicar na opção actualizar, assegure-se que efectuou um backup do seu site – é uma opção mais segura.
  2. Template / Tema do Site
    Por mais atraente que seja, nem sempre estes são “amigos” da performance do seu site. Em muitos casos, o código por detrás dos mesmos é demasiado denso e pesado, colocando em causa a performance do site.
    Recomendamos ainda que compre um tema premium, garantindo que este responde às necessidades do seu projecto. Visite os seguintes sites: Studio PressElegant Themes, Theme ForestTheme Trust e Woo Themes.
    No momento da escolha de um tema lembre-se de rever a sua classificação e reviews. Opte por um que seja responsive e compatível com os principais plugins.
  3. Plugins
    Estes podem facilitar a construção do seu site e de implementação de uma série de processos, mas será que necessita mesmo de todos os que tem actualmente no seu site?
    Analise com cuidado quais as suas prioridades e entenda se, em alguns casos, não fará sentido colocar directamente no código do site (ex.: Google Analytics). Não mantenha instalados plugins desactivados, é sempre preferível removê-los uma vez que não estão em utilização. Para conseguir avaliar o correcto impacto dos plugins no seu site desactive todos e active um a um, observando o comportamento do site. Se surgir algum que considere prejudicar a performance, pode sempre entrar em contacto com os criadores, ou para uma solução mais rápida, procurar uma alternativa no repositório do WordPress. Considere sempre a relação entre a avaliação do plugin, o número de instâncias activas no mundo e a frequência de actualização de versões.
  4. Imagens
    A dimensão das imagens no seu site tem um enorme impacto na sua performance. Sobre este ponto em particular, a primeira recomendação é a de optar por carregar imagens em JPG ao invés de PNG. Para além disso, procure limitar a altura e largura das imagens e sempre que possível optimize as mesmas. Poderá recorrer a plugins para o efeito, caso do ShortPixel Image Optimizer, reShumsh.it ou WP Smush.

Dica Extra:
Utilize Plugins de Cache (ex.: W3 Total Cache, WP Super Cache, Comet Cache, entre outros) para melhorar a performance do seu site.

Aconselhamos fortemente o uso do plugin litespeed-cache, uma vez que o mesmo é otimizado para a nossa hospedagem.

O que é a cache?
A cache consiste na criação de uma cópia estática de informação já processada, que fica armazenada e é apresentada ao utilizado quando este acede ao seu site. Este processo permite poupar o processamento e consultas de bases de dados, um processo utilizado para páginas e conteúdos que são consultados com muita frequência. A cache é guardada para um acesso futuro mais rápido, poupando tempo e uso desnecessário do seu hardware.

Website Normal:

  1. Procure comprimir o seu código css e js em sites minify ex: ( http://minifycode.com/ )
  2. Otimizar as fotos do site ex: ( https://tinypng.com/ )
  3. Uma CDN para hospedar os ficheiros CSS, JS, PNG, JPEG, JPG etc, poderá ajudar no processamento do seu website; ex: Cloudflare
  4. Poderá usar a opção do cpanel Optimize Website:
    – Ligue-se no seu painel Cpanel;
    – Procure por Optimize Website;
    – Selecione Compress the specified MIME types e apague o conteúdo e insira o seguinte:
    text/html text/plain text/xml image/x-generic image/jpeg image/png image/jpg

Se tiver alguma dificuldade ou questão não hesite em contatar o nosso suporte.